Avançar para o conteúdo principal

eTwinning – A comunidade de escolas europeias

 

Apesar do contexto de ensino à distância que tem dominado nas diversas escolas envolvidas nos projetos eTwinning, os professores adaptaram as estratégias e atividades de forma a dar continuidade ao trabalho colaborativo desenvolvido desde setembro e concretizar os objetivos definidos. 

Utilizando a língua inglesa/francesa (consoante o projeto) como língua de comunicação os alunos continuam a interagir uns com os outros explorando as diversas temáticas do currículo, desenvolvendo atividades colaborativas e partilhando experiências culturais e pessoais.

 

Atividades desenvolvidas:

 

PROJETO: Moi, (mon) l’école et son importance, mon avenir  
Os alunos das turmas A e C do 9º ano apresentaram aos alunos das escolas parceiras (Alemanha, Itália, Roménia e Espanha) a região do Douro e a vila de São João da Pesqueira através de uma banda desenhada / vídeo que realizaram colaborativamente; atividade essa inserida também no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foi ainda feito um roteiro de viajem, de Portugal a Espanha, Itália, Roménia, a acabar na Alemanha. 

JETEZ UN COUP D’OEIL SUR : 

Os alunos portugueses partilharam também outro vídeo realizado colaborativamente pelas duas turmas sobre a sua escola e o sistema educativo português com o objetivo de, no 3º período, todos os alunos dos vários países poderem comparar as diferentes realidades. Finalmente, ao longo deste segundo período, os alunos discutiram, partilharam ideias e trocaram opiniões e mensagens no fórum de discussões. Em maio está já programada uma videoconferência com todos os participantes de forma a que os discentes interajam. 




                                            


PROJETO: Friends beyond borders

Com os alunos das escolas parceiras (Espanha, Polonia e Ilha da Reunião), os alunos da turma B do 9º ano resolveram diversos exercícios lúdicos interativos de vocabulário sobre a alimentação e hábitos saudáveis e pouco saudáveis que resultaram na gravação de vídeos individuais no Flipgrid nos quais falaram do seu estilo de vida; construíram ainda um vídeo colaborativo sobre a escola e o sistema educativo português com o objetivo de, no 3º período, todos os alunos dos vários países poderem comparar as diferentes realidades. Foi ainda feito um outro vídeo sobre a região do Douro e a vila de São João da Pesqueira; atividade essa inserida também no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foi ainda feito um roteiro de viajem, de Portugal a Espanha, Ilha da Reunião, Turquia, a acabar na Polonia. 

TAKE A LOOK AT: https://www.pictramap.com/app/view?p=1aff04 

Ao longo deste segundo período, os alunos também discutiram, partilharam ideias e trocaram opiniões e
mensagens no fórum de discussões. Finalmente, no dia 23 de março, os discentes das diferentes escolas encontraram-se numa videoconferência na qual puderam interagir. As reações foram imediatas e foi pedido para que a atividade se repetisse, isto nos vários países!! 
J J J  






Os projetos eTwinning têm permitido a utilização da língua inglesa/ francesa em contextos reais e significativos bem como o desenvolvimento do espírito de cidadania europeia através de atividades e aprendizagens ativas e colaborativas e a utilização de diversas ferramentas tecnológicas. 

 

Paula Ferreira

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Easter Egg Hunt

De forma a celebrar a chegada da  Páscoa , as turmas do segundo e terceiro ciclos e ensino secundário, participaram, na última semana, durante as aulas de Inglês, numa divertida  “ Easter Egg Hunt”  (Caça aos Ovos da Páscoa).   Com a colaboração dos professores de Inglês, os ovos foram estrategicamente escondidos pelo recinto interior e exterior da escola e, após a realização de um questionário de cultura geral, em sala de aula, subordinado ao tema  United Kingdom Culture , os alunos partiram à caça dos ovos. No final de uma exaustiva  “ Hunting ” , todos tiveram direito aos seus ovos de chocolate. No final, todos aproveitaram para desejar “ Happy Easter! ” à comunidade escolar. 

Valentine's Day / Friendship Day (14th February)

  O  Dia de   São Valentim/ Saint Valentine’s Day - Friendship Day  comemorou-se na Escola Básica e Secundária de São da Pesqueira, com a dinamização do grupo Disciplinar de Inglês e o envolvimento de toda a comunidade escolar. Para dar forma e cor a esta festividade, os alunos foram convidados a escrever mensagens em pequenos postais sobre o verdadeiro significado da amizade, carinho e afeto, colocando-os, posteriormente, num mural elaborado pelos próprios.                Estas atividades tiveram como objetivo refletir sobre a Amizade e a importância dos afetos e, simultaneamente, desenvolver a leitura, o vocabulário e conhecer algumas tradições da Língua Inglesa.

International Women's Day (Interdisciplinary work done by 10ºB Students)

  International Women's Day (8th March)   is celebrated in many countries around the world. It is a day when women are recognized for their achievements without regard to divisions, whether national, ethnic, linguistic, cultural, economic or political.  Since those early years, International Women's Day has assumed a new global dimension for women in developed and developing countries alike. The growing international women's movement, which has been strengthened by four global United Nations women's conferences, has helped make the commemoration a rallying point to build support for women's rights and participation in the political and economic arenas.   We invite you to learn about the history of some  Extraordinary Women!