Apesar do contexto de ensino à distância que tem dominado nas diversas
escolas envolvidas nos projetos eTwinning, os professores adaptaram as
estratégias e atividades de forma a dar continuidade ao trabalho colaborativo
desenvolvido desde setembro e concretizar os objetivos definidos.
Utilizando a língua inglesa/francesa (consoante o projeto) como língua de
comunicação os alunos continuam a interagir uns com os outros explorando as
diversas temáticas do currículo, desenvolvendo atividades colaborativas e
partilhando experiências culturais e pessoais.
Atividades desenvolvidas:
Os alunos portugueses partilharam também outro vídeo realizado colaborativamente
pelas duas turmas sobre a sua escola e o sistema educativo português com o
objetivo de, no 3º período, todos os alunos dos vários países poderem comparar as
diferentes realidades. Finalmente, ao longo deste segundo período, os alunos discutiram,
partilharam ideias e trocaram opiniões e mensagens no fórum de discussões. Em
maio está já programada uma videoconferência com todos os participantes de forma
a que os discentes interajam.
PROJETO: Friends beyond borders
Com os alunos das escolas parceiras (Espanha, Polonia e Ilha da Reunião), os alunos da turma B do 9º ano resolveram diversos exercícios lúdicos interativos de vocabulário sobre a alimentação e hábitos saudáveis e pouco saudáveis que resultaram na gravação de vídeos individuais no Flipgrid nos quais falaram do seu estilo de vida; construíram ainda um vídeo colaborativo sobre a escola e o sistema educativo português com o objetivo de, no 3º período, todos os alunos dos vários países poderem comparar as diferentes realidades. Foi ainda feito um outro vídeo sobre a região do Douro e a vila de São João da Pesqueira; atividade essa inserida também no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foi ainda feito um roteiro de viajem, de Portugal a Espanha, Ilha da Reunião, Turquia, a acabar na Polonia.
TAKE A LOOK AT: https://www.pictramap.com/app/view?p=1aff04Ao longo deste segundo período, os
alunos também discutiram, partilharam ideias e trocaram opiniões e
mensagens no
fórum de discussões. Finalmente, no dia 23 de março, os discentes das
diferentes escolas encontraram-se numa videoconferência na qual puderam
interagir. As reações foram imediatas e foi pedido para que a atividade se
repetisse, isto nos vários países!! J J J
Os projetos
eTwinning têm permitido a utilização da língua inglesa/ francesa em contextos
reais e significativos bem como o desenvolvimento do espírito de cidadania
europeia através de atividades e aprendizagens ativas e colaborativas e a
utilização de diversas ferramentas tecnológicas.
Paula Ferreira
Comentários
Enviar um comentário