No âmbito da disciplina de Inglês e de Francês, apesar da situação pandémica que já obrigou várias escolas parceiras a passarem para o ensino a distância, os projetos estão a decorrer. Adaptando as atividades e estratégias à realidade que todos vivem, professores e alunos de diferentes países continuam a cooperar e interagir uns com os outros, com intuito de utilizar a Língua Inglesa/Francesa (consoante o projeto) como língua de comunicação, num contexto real e significativo.
Tendo em conta a integração curricular, os projetos implementados pretendem aumentar os níveis de motivação face às atividades académicas e à escola, bem como fomentar o desenvolvimento de competências-chave, tais como: comunicação na língua estrangeira (Inglês / Francês), competência digital, autonomia e desenvolvimento pessoal, competências cívicas e interpessoais.
Além de desenvolverem os temas do currículo, os alunos também têm oportunidade de alargar os seus conhecimentos sobre outras realidades educativas e aumentar a capacidade de socialização com jovens de outras culturas através da partilha de experiências culturais, costumes e tradições.
Projetos implementados:
Moi, (mon) l’école et son importance, mon avenir
Este projeto na disciplina de Francês destina-se aos alunos do 9º ano, turmas A e C e conta com a parceria da Alemanha, Itália, Espanha e Roménia.
Das atividades já realizadas, destacam-se: apresentação de todos os participantes num livro digital através de avatares e gravação de voz; resolução de um quiz sobre a localização dos países envolvidos no projeto; visualização de um vídeo “Sur le chemin de l’école”; resposta a questionários/ sondagens / pedidos de opinião no Fórum do eTwinning; resolução de exercícios interativos / gamificação sobre os temas desenvolvidos; gravação individual de vídeo onde os alunos falam dos seus interesses, da profissão que gostariam de exercer no futuro e das competências /qualidades necessárias; gravação de vídeo com músicas natalícias.
No dia 17 de dezembro, os alunos puderam ainda contactar com os seus parceiros através de videoconferência para lhes desejar um feliz natal e um bom ano ano. Durante a videoconferência, os alunos puderam também competir com os seus parceiros num Kahoot alusivo ao Natal.
Jetez un coup d’oeil sur: https://youtu.be/Bkx9h7tqdQk
Friends beyond borders
Este projeto desenvolvido na disciplina de Inglês destina-se aos alunos de 9.º ano, turma B e conta com a parceria da Turquia, Espanha, Polônia e Ilha da Reunião.
Das atividades já realizadas, destacam-se: apresentação de todos os participantes num livro digital através de avatares e gravação de voz; resolução de um quiz sobre a localização dos países envolvidos no projeto; criação de logotipos representativos do projeto e eleição do melhor; resposta a questionários / sondagens / pedidos de opinião no Fórum do eTwinning; gravação de vídeo com músicas natalícias. No dia 18 de dezembro, os alunos puderam ainda contactar com os seus parceiros através de videoconferência para lhes desejar um feliz natal e um bom ano ano. Durante a videoconferência, os alunos puderam também competir com os seus parceiros num Kahoot alusivo ao Natal.
Take a look at: https://youtu.be/9a8XanJlYtQ
Aprender uns com os outros, aceitar as diferenças e crescer juntos - essa é a mensagem que os professores dos vários países vão transmitindo aos seus alunos de forma a desenvolverem o espírito de cidadania europeia.
Paula Ferreira
Comentários
Enviar um comentário